terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conhecendo novas culturas:

Possibilidades através de experiências de intercâmbio

A minha experiência em um curso de línguas na Inglaterra foi muito boa.
Estudei durante três semanas na Geos English Academy, em Brighton, uma cidade a cerca de 90 Km de distância de Londres. Tive a oportunidade de conhecer várias cidades, culturas e línguas diferentes, mas o mais importante foi praticar o inglês all the time! Fiquei em uma host family selecionada que me acolheu super bem e fiz muitos amigos.
Conhecer a cultura britânica foi muito interessante, além de me dar maior bagagem no aprendizado da língua inglesa. Recomendo a todos participar do intercâmbio pois é uma forma divertida de aprender inglês.
Andréia Alves de Oliveira

Andréia, atualmente, cursa a disciplina de Elementos Linguísticos e Literários Anglo-Americanos II, com a professora Valéria Zanetti Ney.

domingo, 22 de agosto de 2010

Feevale tem nova identidade visual


Com a presença de professores, funcionários, alunos e parceiros da Universidade Feevale, foi lançada nesta terça-feira, 17, a nova identidade visual da Instituição. O evento aconteceu na Rua Coberta, no Campus II, em Novo Hamburgo. A proposta da nova logotipia foi aprovada a partir de uma pesquisa sobre a imagem da marca Feevale perante os públicos interno e externo. A decisão de mudança foi tomada para marcar o credenciamento da Feevale como universidade. Os novos padrões serão aplicados de forma gradativa.



A marca da Instituição foi recriada em projeto da Zed, unidade de trade marketing da Dez Comunicação. Para a renovação da programação visual da Feevale, foram usados elementos familiares, que unem o símbolo verde-amarelo ao logotipo, agora com a palavra "universidade". Construído a partir da tipologia especialmente desenhada para a logomarca, o símbolo representa as letras U, V e F, utilizando as cores verde e amarelo, que aparecem fortes, para ressaltar as características de uma marca jovem, ativa e positiva.

Ramon Fernando da Cunha - reitor da Feevale


Reconhecimento e transformação
Conforme o reitor da Feevale, Ramon Fernando da Cunha, a primeira logotipia foi criada na década de 70 e a partir de então a mesma vem acompanhando as mudanças da Instituição, no entanto, o credenciamento da Feevale em Universidade abriu as portas para a mudança também da imagem da Instituição. "Para a construção da nova marca, passamos por um longo processo de discussão, buscando manter as características da Universidade, porém de forma mais moderna. A partir de hoje, vocês irão ver a nova marca estampada na Instituição e em todas as ações externas Feevale", afirma.

A gerente de Marketing da Universidade Feevale, Joelma Maino, diz que este é um momento de transformação, porém de continuidade da trajetória de sucesso alcançado. "A marca Feevale é hoje sinônimo de transparência, solidez, confiança, credibilidade, respeito e compromisso com a comunidade. Está baseada em valores e princípios que a Instituição construiu e possibilitou uma história fortalecida na sua qualidade, quer seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão", afirma.

Joelma explica que, com o credenciamento como universidade, conquistado em abril deste ano, a Instituição vislumbrou a oportunidade de mudança da logotipia. "A nova proposta busca consolidar ainda mais a identidade da marca Feevale e o seu reconhecimento já alcançado, numa representação gráfica mais dinâmica e moderna", destaca. "Esperamos que a marca Feevale continue criando vínculos e transformando a vida das pessoas. Até porque falar da identidade da Feevale quer dizer: ser referência de valores, fruto da nossa herança, do nosso passado, mas também da vontade com que nos dedicamos para projetar o futuro", conclui. A apresentação da marca foi realizada por Mariana Graeff, diretora de Conta da Dez Comunicação.
(texto retirado do site da Feevale)





A divulgação da nova logomarca pelo campi contou com grandes balões a gás e distribuição de adesivos.


Mais informações aqui

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Salão de Extensão - 2010

O Salão de Extensão todo ano promove aos bolsistas e acadêmicos a oportunidade de apresentar seus trabalhos relativos à Extensão Universitária, ou seja, que apresentem processos e/ou resultados de uma prática de extensão a uma dupla de examinadores predefinidos e acadêmicos do curso. As apresentações, neste ano, ocorreram no dia 1 de junho, sendo elas divididas em três modalidades: Apresentação Oral, Mostra de Extensão e Produção Audiovisual.

Os temas dos trabalhos submetidos ao Salão de Extensão devem estar inseridos em uma das áreas de conhecimento, como Comunicação, Cultura, Direitos humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.

Os trabalhos considerados destaque na área da Educação deste ano foram os de Alex Sandro M. Spindler (A importância do texto literário para a produção textual dos alunos do Lavili-Português) e o de Édina Patrícia de Vargas (Produção de Texto: conhecer a estrutura facilita a redação?), ambos orientados pela Profª. Me. Rosemari Lorenz Martins.

A cerimônia de premiação ocorrerá às 17 horas, no dia 13 de agosto, Auditório Branco da Feevale.

Édina, Profª. Rosemari e Alex

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Universidade das Maravilhas no 38º Festival de Cinema de Gramado!

Foto: Daniel Luciano
Mais uma vez a Feevale está presente no Festival de Cinema de Gramado!
Com o tema "Universidade das Maravilhas", inspirado na obra de Lewis Carrol, o estande na universidade na ExpoGramado conta com rádio, sala de imprensa e estúdio de tv, além de computadores para uso dos visitantes.
  • Cartas, fechaduras e muitas cores dão o ar de País das Maravilhas ao espaço.Os visitantes que vierem até o estande serão recepcionados pelos alunos e professores da Feevale e terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a “Universidade das Maravilhas”. Bianca Raimundo – Acadêmica de Jornalismo

"Os setores envolvidos na organização das atividades da Feevale para o evento são: os núcleos de Projetos de Educação do Curso de Comunicação Social, o Projeto de Mídias Digitais do Curso de Jogos Digitais e o setor de Marketing da Universidade. Além dos organizadores, conta-se com a ajuda do Curso de Design de Moda, da equipe da TV Feevale e dos alunos de Comunicação. A Agência Experimental de Comunicação (AGECOM) envolveu os alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas nos preparativos para o Festival de Cinema. Uma das coordenadoras do setor, professora Rosana Vaz Silveira, explica que a temática escolhida foi Alice no País das Maravilhas. “Escolhemos esse tema porque Alice é um dos filmes do ano”, conta. No entanto, o principal motivo para a escolha é que ela se encaixa com o momento que a Feevale está vivenciando em 2010. “Há pouco tempo, nos tornamos universidade, assim como a Alice, que deixa de ser criança para virar adulta. É isso que queremos mostrar para as pessoas através do conceito que criamos de ‘Feevale: a Universidade das Maravilhas”, afirma." (fonte: http://comunicacao.feevale.br/festivalcinema)

A TV Feevale, que está completando sete anos de cobertura do Festival de Cinema de Gramado, veiculará todos os dias reportagens diretamente de Gramado. O TV Feevale Notícias é exibido ao vivo às 18h30min, com reprises às 20h30min, meia noite e às 12h do dia seguinte. O programa Autografando também será gravado em Gramado, com famosos presentes na cidade durante o festival.

O site oficial da cobertura do evento, além de notícias, informações e fotos, conta com um podcast e um jogo online da Alice no país das maravilhas (clique aqui para jogar).

http://comunicacao.feevale.br/festivalcinema

Twitter oficial da Feevale no festival: http://twitter.com/feevalefestival

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Feevale representada na Europa

No mês de julho as professoras Valéria Zanetti Ney e Rosi Ana Grégis estiveram na Europa para acompanhar um grupo de estudantes da Feevale que foram realizar intercâmbios.

Durante a estadia em Londres as professoras visitaram vários pontos turísticos, entre eles o The Charles Dickens Museum e The Globe.

The Charles Dickens MuseumProfessoras Rosi Ana e Valéria no The Charles Dickens Museum
O The Charles Dickens Museum em Londres, é mais importante coleção do mundo de material relacionado com o grande romancista vitoriano, e comentarista social, Charles Dickens. A única casa "sobrevivente" de Dickens em Londres (de 1837 até 1839) foi aberta como museu em 1925 e ainda recebe visitantes de todo o mundo em um autêntico e inspirador ambiente. Nos quatro andares do museu, os visitantes podem ver pinturas, edições raras, manuscritos, mobiliário original e muitos artigos relacionados com a vida de uma das personalidades mais populares e queridas da era vitoriana.

Professora Valéria e a egressa do Curso de Letras da Feevale, Andrea Marmitt, em frente ao The Globe

O The Globe era o teatro onde William Shakespeare encenava suas peças. A recriação do original se deve ao ator e diretor Sam Wanamaker que em 1970 criou um fundo de revitalização e reergueu o mais famoso espaço da Era Elizabetana. Hoje o local é, além de teatro, um centro cultural oferecendo visitas guiadas e exposições.


Nas férias de julho, a professora Rosi Ana visitou os integrantes da viagem de estudos realizada em Roma. Dentre os integrantes, estudantes do idioma italiano, estava a acadêmica do curso de Letras Ana Schneider.Professora Rosi Ana e Ana se preparando para entrar no Museu do Vaticano......e saboreando pasta em um dos vários restaurantes do bairro típico romano "Trastevere"


Esperamos que todos os estudantes de Letras possam participar de uma de nossas viagens de estudos, pois vale muito a pena!


Para mais informações sobre o Charles Dickens Museum e o The Globe, os sites são: www.dickensmuseum.com e www.shakespeares-globe.org

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Curso de Letras tem nova coordenadora

Desde o último dia 29 nosso curso está sob nova Coordenação. A professora Marinês Andrea Kunz, coordenadora até então, passou o cargo para as mãos da professora Lovani Volmer. A professora Lovani já está exercendo o cargo e pode ser encontrada no ICHLA nos horários de coordenação ou pelo e-mail lovaniv@feevale.br.

Professoras Lovani e Marinês

Parabéns a nossa nova coordenadora, que tenha muito sucesso em seus projetos!