quarta-feira, 20 de abril de 2011

Post de Páscoa!


A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, considerado como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da "Era Cristã".



O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até o Pentecostes.








Representação da deusa Ostera

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.




A festa tradicional é associada a imagem do coelho e ovos pintados com cores brilhantes, dados como presentes. Essas tradições vem dos antigos povos pagãos europeus que nesta época do ano homenageavam Eoster, também conhecida como Ostara ou Esther (em inglês), deusa da fertilidade e do renascimento, na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e na mitologia germânica. A primavera, as lebres e os ovos coloridos eram os símbolos de fertilidade e renovação associados a deusa (que é equivalente à deusa grega Deméter).



Páscoa em várias línguas:



Alemão - Ostern

Espanhol - Pascua

Francês - Pâques

Inglês - Easter

Italiano - Pasqua

Latim - Pascha ou Festa Paschalia






Após essa breve explicação sobre a história da data,
o Blog de Letras deseja a todos uma Feliz Páscoa!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana dos Povos Indígenas: memória, identidade e educação indígena


Desde o dia 18 de abril (e até dia 20), o curso de História está realizando a "Semana dos Povos Indígenas: memória, identidade e educação indígena".

O objetivo é a discussão da temática indígena por uma perspectiva histórica e atual, além da exposição de trabalhos de acadêmicos de vários cursos da Feevale.

 A programação também conta com a palestra "Educação Indígena Diferenciada – políticas públicas na visão de professores Kaingang", que será ministrada por Bruno Ferreira, graduado em História e especialista em Educação.


Também está sendo realizada uma feira de artesanato indígena na rua coberta. Confira abaixo mais fotos! (clique nas fotos para ampliar).

Programação

18 de abril14h às 17h30 - Rua Coberta/Campus I e II
Mostra de Trabalhos Acadêmicos
19h30 às 22h – Rua Coberta/Campus II
Exposição da Cultura Indígena
19h30 às 22h – Salão de Atos/Campus I
Palestra "Educação Indígena Diferenciada – políticas públicas na visão de professores Kaingang".

  • 19 de abril
8h30 às 17h30 / 14h às 17h30 / 19h30 às 22h - Rua Coberta / Campus I e II
Mostra de Trabalhos Acadêmicos
19h30 às 22h – Rua Coberta / Campus II
Exposição da Cultura Indígena
19h30 às 22h - Auditório do Prédio Multicolor/ Campus II
Palestra "Educação Indígena Diferenciada – políticas públicas na visão de professores Kaingang".

  • 20 de abril
8h30 às 11h30 / 14h às 17h– Rua Coberta /Campus I e II
Mostra de Trabalhos Acadêmicos

O evento é gratuíto.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Construção da Ficção nos Interstícios da História

A palestra A Construção da Ficção nos Interstícios da História, que ocorreu no sábado - 02 de abril, foi um sucesso. Os professores Daniel Conte e Juracy Saraiva falaram da família Médici, do que é necessário para uma boa narativa e responderam perguntas da platéia.

Abaixo algumas fotos (clique para ampliar):




Pibidianos de Letras no I Seminário Institucional PIBID - Feevale

A professora Marinês Kunz e os acadêmicos do PIBID Letras participaram do I Seminário Institucional  PIBID - Feevale. Os pibidianos do curso apresentaram os resultados do projeto no ano de 2010 e as perspectivas para 2011, além de participarem de palestras e oficinas.

O seminário ocorreu durante os dias 30 e 31 de março.

Abaixo algumas fotos e a reportagem gravada pela TV Feevale:


 


Acesse o blog do PIBID Letras