segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O CURSO DE LETRAS PRESENTE NA FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FEEVALE

A Feira de Iniciação Científica (FIC) fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados, estabelecendo uma interação entre os membros da comunidade acadêmica e dessa com a comunidade externa, ao mesmo tempo em que possibilita, por meio desse diálogo, uma oportuna e exitosa troca de experiências.
Neste evento, o Curso de Letras teve a participação de vários acadêmicos. Com o trabalho A busca de um leitor proficiente por meio de eventos de letramento, a acadêmica Priscila Toni dos Santos trouxe uma pesquisa desenvolvida com os alunos do Projeto de Extensão Jovem Profissional, sob orientação da professora Ms. Simone Daise Schneider.
Outro trabalho que foi apresentado é Leitura diária: estudo dos gêneros literários, pela acadêmica Joice Momberger. O trabalho apresentado por ela foi realizado na disciplina de Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica em Letras III, sob orientação da professora Ms. Simone Daise Schneider.
A acadêmica Surian Seidl apresentou Ngunga: a representação do Novo-Homem angolano na ficção de Pepetela, um trabalho de pesquisa sobre literatura Luso-Africana, no qual buscou-se, na obra de Pepetela, nuances da constituição da identidade angolana e sua permeabilidade pelos olhos do menino Ngunga, personagem principal da narrativa. Essa pesquisa foi desenvolvida pela acadêmica sob a orientação do professor Dr. Daniel Conte.
A professora Drª Marinês Andrea Kunz orientou o acadêmico André Natã Mello Botton, com o trabalho Leitura e Cinema: Lavoura Arcaica.
A professora Drª Juracy Ignes Assmann Saraiva orientou o trabalho de pesquisa, As diferenças lexicais entre as duas versões de Quincas Borba e o zelo do artista. Esse trabalho foi desenvolvido por Patrícia Roberta Vidal - Ex-bolsista FAPERGS, Tatiane Kaspari - Bolsista Aperfeiçoamento Feevale- Voluntária e Simone Maria dos Santos Cunha - Bolsista Feevale- Voluntária. Além disso, a professora orientou, também, Andréia Alves de Oliveira - Bolsista PIBIC e Simone Maria dos Santos Cunha - Bolsista Feevale Voluntária, com o trabalho intitulado Significação das referências espaciais em Quincas Borba. Além de, Machado de Assis e sua presença nos livros didáticos do Ensino Médio: Obscurecimento ou Reconhecimento?, desenvolvido por Franciele Armandio - Bolsista Aperfeiçoamento Feevale- Voluntária.
Também foram apresentados no Seminário de Pós-Graduação que aconteceu durante a FIC, os seguintes trabalhos de pesquisa, desenvolvidos no Curso de Especialização em Lingua Inglesa: A aquisição e a capacidade comunicativa em língua inglesa, de Marina Trindade e A dimensão cultural nos livros didáticos de língua inglesa de Núbia Schenkel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário