quinta-feira, 6 de maio de 2010

Professores apresentam trabalhos no VI SENALE

Os professores do Curso de Letras Leandro Roberto Manera Miranda, Antônio José Henriques Costa, Valéria Zanetti Ney e Rosi Ana Grégis apresentaram trabalhos nas áreas de Linguagem e Linguística no VI SENALE (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino), nos dias 28, 20 e 30 de abril, na UCPEL - Universidade Católica de Pelotas.


Os professores Antônio e Leandro apresentaram o trabalho Laboratório Virtual: Uma Alternativa no Aprendizado de Línguas Estrangeiras; a professora Rosi Ana apresentou Validade dos Testes de Julgamento em Pesquisas de Aquisição de L2; e a professora Valéria apresentou Língua inglesa, a possibilidade instrumental em projetos de extensão.


Resumo dos projetos:


Laboratório Virtual: Uma Alternativa no Aprendizado de Línguas Estrangeiras
O Laboratório Virtual de Línguas (LAVILI) configura-se como um ambiente de aprendizagem e reflexão sobre os diferentes aspectos que envolvem o processo de aquisição de uma língua estrangeira. O projeto visa contribuir de forma sistemática e significativa para o aprimoramento do nível de compreensão leitora dos participantes. Os acadêmicos do curso de Letras, do Centro Universitário Feevale, contam com a oportunidade de solidificar os seus conhecimentos linguísticos, assim como, agregar informações sobre os aspectos culturais dos países de língua inglesa e espanhola. Inserido em uma perspectiva cultural, o curso promove a leitura e discussão de textos que contemplam as temáticas da sociedade contemporânea, aproximando desta forma, as relações educacionais e sociais. Além disso, os acadêmicos vivenciam, através de um ambiente virtual com fins educativos, uma nova tendência metodológica no ensino de línguas. Os aspectos metodológicos focalizam os princípios da abordagem instrumental no ensino de línguas. A principal contribuição, fruto do planejamento e das ações do LAVILI – língua estrangeira, centra-se na possibilidade de proporcionar um espaço de aperfeiçoamento linguístico e consequentemente de reflexão sobre o ensino de línguas estrangeiras. Portanto, acredita-se que estas ações metodológicas refletirão diretamente na prática docente de nossos acadêmicos agindo de forma multiplicadora e consequentemente, contribuindo para o implemento da qualidade do ensino das línguas inglesa e espanhola, principalmente, na região de abrangência do Centro Universitário Feevale.

Língua inglesa, a possibilidade instrumental em projetos de extensão
A inserção da língua inglesa, nos Cursos de Extensão de Letras da Feevale, tem foco na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, abrangendo a construção de novas práticas pedagógicas, a utilização de novas tecnologias e a construção de identidade. O objetivo é de proporcionar situações de ensino e aprendizagem aos acadêmicos que participam do trabalho realizado no Projeto Jovem Profissional. O Projeto Jovem Profissional é direcionado a jovens com idades que variam entre 15 a 18 anos, de ambos os sexos, que estejam cursando a 8 a. Série do Ensino Fundamental ou Médio, selecionados através de critérios pré-estabelecidos. O Projeto pretende dar formação profissional e de cidadania para jovens provenientes de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, oportunizando uma alternativa para a condução de sua história de vida. A língua inglesa é trabalhada de forma instrumental, ou seja, pretende capacitar o aluno nas formas escritas técnicas da língua alvo, ler e escrever. A temática abordada nesse curso é a informática e o uso das novas tecnologias nas diferentes manifestações do mundo do trabalho moderno. Através do trabalho desenvolvido é possível criar espaço de observação e atuação aos acadêmicos, promover reflexões acerca das práticas realizadas e discuti-las frente às teorias estudadas bem como aprimorar as habilidades linguísticas e pedagógicas dos acadêmicos envolvidos. Em relação aos alunos matriculados nos Projetos é possível verificar o desenvolvimento intelectual dos mesmos através de uma melhor produção textual, de um conhecimento mais específico da área de aplicação e da conquista dos objetivos pretendidos: aprovação em concurso vestibular, colocação no mercado de trabalho, utilização de novas ferramentas de trabalho.

Validade dos Testes de Julgamento em Pesquisas de Aquisição de L2
O objetivo deste trabalho é revisitar a aplicação e a validade dos Testes de Julgamento Gramatical (GJTs) em pesquisas de Aquisição de Segunda Língua (SLA). Os GJTs são largamente utilizados em pesquisas lingüísticas desde meados dos anos 60, e, desde então, sua validade é motivo de discussões entre teóricos da área. A partir de resultados de pesquisas realizadas por autores como Chaudron (1983, 2003), Birdsong (1989), Schütze (1996), Sorace (1996), Mackey e Gass (2005), entre outros, constatamos que os GJTs podem ser um modo válido e útil para obtenção de resultados, em pesquisas de SLA, se seguirem algumas condições para que obtenham mais validade e credibilidade. Portanto, nosso principal propósito nesta comunicação é propor condições que devem ser levadas em conta quando os pesquisadores optam por esse tipo de teste metalingüístico.

Os professores aproveitaram o tempo de almoço para visitar a bela praia do Laranjal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário