terça-feira, 29 de março de 2011

I Seminário Institucional PIBID - Feevale

No dia 30 de março ocorrerá a cerimônia de abertura do I Seminário Institucional  PIBID - Feevale, que contará com a presença do Prof. Dr. Luis Henrique Sommer, que falará sobre Profissão Docente.

O evento é aberto a todos os alunos dos Cursos de Licenciatura da Feevale
e professores das escolas participantes do PIBID.

Campus II - Salão de Atos do Prédio Lilás
20h – Abertura
20h15min – Palestra de Abertura: Profissão Docente
Palestrante: Prof. Dr. Luis Henrique Sommer


Palestra dia 02!

A CONSTRUÇÃO DA FICÇÃO NOS INTERSTÍCIOS DA HISTÓRIA
 A palestra tem o objetivo de analisar o livro “O arminho dorme” de Xosé Neira Cruz e relacionar sua temática ao período de dominação de família Médici em Florença, durante o século XIV.

Público-alvoAcadêmicos dos cursos do ICHLA, principalmente acadêmicos de Letras.

Identificação
•Período: 02 de abril de 2011
•Horário: 09h00min às 11h30min
•Carga horária: 3h
•Inscrição: Inscrições até o dia 31/03
clicando aqui.

Ministrantes
Prof.ª Dr.ª Juracy Ignez Assmann Saraiva - Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990); pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo e coordenadora do Comitê Interdisciplinar da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e faz parte do grupo Relações intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Prof. Dr. Daniel Conte - Possui Graduação em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso- -africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto e pesquisador da Universidade Feevale, atuando em três níveis de Ensino: Graduação, Pós-graduação e Extensão Comunitária. É coordenador do projeto de Extensão "Ler é Saber". Além disso, atua como professor do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais. Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: literatura, identidade, intertextualidade, colonialismo, história e guerra colonial africanas.
Realização
•Coordenação: Prof.ª Me. Lovani Volmer e Presidente do DA Alex Sandro Maggioni Spindler
•Promoção: Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes | ICHLA | Curso de Letras
•Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proacom

•Local: Campus II - Auditório do prédio Branco
•Certificado: Evento com certificação.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Moacyr Scliar

Este é um post em homenagem ao escritor gaúcho Moacyr Scliar, falecido este ano.

Scliar publicou mais de setenta livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo de leitores, e em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, tendo recebido antes uma grande quantidade de prêmios literários como o Jabuti (1988, 1993 e 2009), o Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) (1989) e o Casa de las Américas (1989). (fonte)

Abaixo foto do escritor com a professora Rosemari e alunos do curso, que assistiram à palestra de Moacyr na Feira do Livro do ano passado.



Moacyr Scliar nasceu em 23 de março de 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011, aos 73 anos.

Para saber mais sobre o autor e sua obra clique aqui.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Atualização do informativo

A data para a palestra, "A construção da ficção nos interstícios da história", que será ministrada pelos professores Daniel Conte e Juracy Saraiva já está disponível aqui.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Acadêmicos e professores do PIBID de Letras participam do II Encontro Interinstitucional do PIBID


Os acadêmicos bolsistas, professores coordenadores e a prof.ª Marinês Kunz, participaram do II Encontro Interinstitucional do PIBID, onde puderam assistir diversas palestras, além de participar de debates e explicarem como está sendo desenvolvido o PIBID nas escolas em que trabalham.

O encontro ocorreu nos dias 01 e 02 de março, na UFRGS, em Porto Alegre.

Clique nas fotos para ampliar


Para mais informações acesse aqui o blog do PIBID de Letras Feevale.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Informativo

Xosé Neira Cruz
ATENÇÃO - DATAS ALTERADAS
abaixo os horários

O DA de Letras gostaria de convidar os acadêmicos de Letras e interessados, para assistir a uma palestra, no turno da manhã. O evento, gratuito e com certificação, de nome "A construção da ficção nos interstícios da história" aborda vários aspectos do livro do escritor espanhol Xosé Antonio Neira Cruz e da temática do período de dominação da família Médici em Florença, durante o século XIV. Os ministrantes da palestra serão os professores Daniel Conte e Juracy Saraiva. A palestra será realizada no dia 02/04.


Lembrando que o escritor estará na Feevale proporcionando a todos um momento único. Ele é licenciado em Filologia italiana e em Ciências da Informação (seção de Jornalismo), foi redator da revista Tempos e, na atualidade, além de colaborar em diversas publicações periódicas, dirige a revista de literatura infantil e juvenil Fadamorgana. Escreveu também roteiros para diversos programas de radio e Televisão de Galícia. Atenciosamente, Alex Sandro Maggioni Spindler, presidente DA de Letras

Os prêmios literários (com seu primeiro livro, Ó outro lado do sumidouro, recebeu o Prêmio Merlim, em 1988, que ganhou também na edição do ano 2000 pela obra juvenil As cousas claras) avalizam uma das trajetórias mais sólidas da literatura infanto-juvenil galega. Os gatos de Veneza foi finalista na VIII Prêmio Lola Anglada, em 1991. Recebeu o Premio O Barco de Vapor nos anos 1997 e 1999 pelas novelas Valdemuller e Os ollos do Tangaleirón, respectivamente. E ganhou a edição de 2002 do Premio Raíña Lupa, com O arminho dorme, novela ambientada na Itália do século XVI.

Uma parte importante da sua produção dirige-se aos leitores mais novos: Melanio e os paxaros; o surpreendente As porcas porquiñas; María está a pinta-lo mar; A memoria das árbores, que inaugura uma nova e original coleção sobre música e literatura; ademais, a recuperação da literatura popular está presente em O home máis rico do mundo, A caixa do tesouro e mais O xenio do sultán. Atualmente, é o responsável pela coleção Sete Mares da editora Galáxia e professor de Jornalismo na Universidade de Santiago de Compostela. Em setembro do ano passado, foi nomeado Coordenador da Comissão de desenvolvimento de projetos do IBBY, membro do jure do Prêmio do IBBY - Asahi Reading Promotion, assim como integrante do Comitê Organizador do 28 Congresso dessa organização internacional.