sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uma parceria que deu certo: Curso de Letras e Curso de Design

Os alunos da disciplina de Projeto I - Design Social, do curso de Design da Feevale, em parceria com o Projeto Leitura, Literatura e línguas: variação e identidade, estão desenvolvendo, sob coordenação das professoras Andrea Seadi Guanabara e Daiana Staudt e da Profª. Simone Daise Schneider (líder do Projeto), estão desenvolvendo um trabalho junto à Escola ADOLFINA J. M. DIEFENTHÄLER (um dos espaços em que o projeto Leitura, Literatura e Línguas ocorre) com alunos da 4ª série, entre 9 e 10 anos.

A proposta contempla a identidade visual para o projeto Leitura, Literatura e línguas: variação e identidade, visando à identificação e personalização do projeto e um produto que contribua tanto para a didática de trabalho realizado, bem como com aa construção de conhecimento e acessibilidade do público envolvido.

O projeto da disciplina contempla 5 etapas, o levantamento das informações, com saída de campo e trabalho com a escola; diagnóstico; estudos das alternativas; análises e testes; e configuração da proposta. Posteriormente, o projeto final será apresentado a todos os envolvidos.

A parte prática, na escola, foi desenvolvida, em quatro encontros pela acadêmica do Curso de Letras Aline Cristina dos Santos, quando realizou atividades lúdicas a partir de obras literárias, que em sua história, despertam a construção da identidade de cada aluno. Esta parte prática ainda tem dois encontros com os aunos da disciplina de Design, quando irão configurar a proposta na prática.

Turma da escola em que foi realizado o projeto

A proposta da disciplina de Projeto I - Design Social é de atuar com a sociedade de diversas formas, através da valorização da identidade e cultura, geração de renda, produtos mais acessíveis a diferentes classes e contextos sociais, sustentabilidade, qualidade de vida e acessibilidade. Outras possibilidades que contemplam o Design Social incluem programação visual, campanhas sociais, desenvolvimento de produtos ou equipamentos que atendam necessidades de valorização regional, inclusão e acessibilidade, repasse do conhecimento para formação, capacitação e inserção de cidadãos no mercado de trabalho, entre outros. Mais informações e interessados em parcerias, podem entrar em contato com daiana@feevale.br ou andreag@feevale.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário